Acompanhe nosso blog e Fique por dentro das novidades

Terceirização logística em alta

As empresas prestadoras de serviços logísticos comemoram o crescimento das operações, apesar da crise mundial do novo coronavírus. As oportunidades chegam para acelerar o mercado, para empresas que investem em tecnologia e no entendimento das novas necessidades dos clientes.

A terceirização das operações logísticas nunca estiveram tão em evidência, com o cenário atual causado pela pandemia. O distanciamento social exigido, a introdução do trabalho home office, o crescimento do e-commerce e do delivery de uma maneira geral, os novos desafios das operações e as aplicações das tecnologias inovadoras e disponíveis atualmente, mudaram de vez o mercado.

Mas e agora? Com tantas mudanças acontecendo em uma velocidade jamais vista. O que podemos esperar das empresas que atuam na prestação de serviços e oferecem o serviço de terceirização logística?

Os principais gestores das grandes corporações do brasil e do mundo, tem forte convicção de que a terceirização das operações logísticas tende a aumentar no mundo pós-pandemia. Eles também afirmam que as organizações buscarão a redução dos custos e a ampliação de mercados, associados a um aumento no nível de serviço.

Nesse novo cenário, as vantagens da terceirização logística são inúmeras, já que os contratantes podem se beneficiar de um pacote de benefícios e know-how em diferentes categorias de negócios, coisas que só uma empresa logística experiente é capaz de oferecer. Com o uso de inovações tecnológicas e equipamentos de ponta até equipes altamente capacitadas, que permitem enxergar problemas e criar soluções personalizadas para cada categoria de negócio.

Tudo isso porque, algumas mudanças que estamos vivenciando durante a pandemia nos padrões de trabalho e consumo irão permanecer após essa crise ser superada. O aumento das compras do e-commerce frente às lojas físicas, por exemplo, é uma delas. “O comércio eletrônico continuará demandando muito da logística e somente empresas preparadas em termos de logística moderna serão capazes de navegar bem nesses novos tempos. Digitalização das atividades, o uso da internet e a inteligência artificial devem ser incorporados ao dia a dia dessas empresas.

A terceirização logística é uma tendência não só no Brasil, mas mundialmente, e até mesmo pós pandemia. Cada vez mais as empresas têm que focar na sua atividade fim e no relacionamento com seus clientes. Cuidar de armazéns, controle de estoques, empilhadeiras, mão de obra e transportes se tornam cada vez mais secundário, atividades que podem ser realizadas por empresas especializadas que entregam um nível de qualidade melhor e com um menor custo.”

Entendo que a pandemia do coronavírus trouxe maiores demandas e consequentemente maiores desafios para o e-commerce, a entrega B2C e a distribuição last mile. Essa nova realidade, fez a terceirização de serviços logísticos para esse segmento crescer.

O crescente movimento de terceirização está acontecendo desde o primeiro semestre. Os benefícios de ter uma empresa especialista fazendo a operação e a gestão dos processos logísticos são, além da redução de custos, a flexibilidade de material humano qualificado e treinado e equipamentos, a melhoria da produtividade e dos níveis de serviço, tudo isso para permitir que o cliente mantenha o foco no seu negócio.

O operador logístico especializado na intralogística, busca sempre inovação e investimento em tecnologia como estratégia de negócio. As operações de movimentação interna com intensa utilização de equipes precisam ser monitoradas através de KPIs e ferramentas de gestão que permitam o constante acompanhamento da produtividade e do nível de serviço da equipe. O planejamento adequado e a correta definição dos equipamentos de movimentação são fatores que garantem o aumento da capacidade operacional e redução dos custos dos materiais movimentados

Com o passar dos anos, os padrões de contratos foram melhorando e sendo flexibilizados em relação às exigências derivadas dos níveis de serviços, favorecendo ambos os lados clientes e prestadores. Essas mudanças se estendem em vários aspectos em relação ao prazo, que está maior, e isso viabiliza maiores investimentos, assim como os prazos para pagamento, que estão sendo alongados. Isso beneficia empresas que buscam pela resolução dos gargalos logísticos do e-commerce.

Temos nesses novos contratos operações que antes as empresas não viam como secundárias e não imaginavam serem terceirizadas e que em função da crise aceleraram passaram a ser uma melhor opção. Atualmente é cada vez mais importante a figura flexível do prestador logístico adequar a sua solução à real necessidade dos seus clientes, buscando sempre a flexibilidade para suportar as mudanças de demanda e situações adversas como a que estamos vivendo.

O Grupo Masterlog está investindo pesado nas novas tecnologias e buscando formas de implementá-las de forma viável junto aos nossos clientes. A logística 4.0 é o futuro e a inteligência artificial será fundamental para o sucesso da nossa estratégia. Nós temos alocada uma equipe de TI com foco nesse aprimoramento das tecnologias, pois sabemos que é nesse caminho que teremos maior impacto na oferta de soluções logísticas.

E é claro que em meio às atualizações logísticas também estamos investindo no capital humano, visto que a combinação desses dois é que trará maior sucesso e um crescimento sustentável ao longo dos anos.

No final das contas a demanda vem do cliente, do consumidor final, que fica mais exigente a cada dia. Dessa forma, estamos buscando cada vez mais aumentar a qualidade dos serviços e atendimento.