Acompanhe nosso blog e Fique por dentro das novidades

Por que a Logística é importante em qualquer Empresa

A logística é base para o planejamento estratégico de uma empresa. Ela representa um grande diferencial para permanecer competitivo no mercado. Essa afirmação é constatada pela opinião de diversos especialistas em gestão empresarial e marketing. Um bom planejamento e gerenciamento logístico é crucial para que um negócio se destaque frente à concorrência.

Basicamente, a logística é um conjunto de ações, métodos e conhecimentos destinados a substanciar o fluxo de abastecimento de insumos, movimentação de mercadorias e estocagem. As suas atividades envolvem diversos departamentos, como suprimentos, comercial e finanças.

Tudo isso indica incentivar a integração entre os demais setores para o aprimoramento de seus processos. Resultando no alcance de metas que melhoram os resultados financeiros.

Você sabe por que a logística é importante para as empresas?

A importância da logística na economia

Em termos amplos, o trabalho da área de logística é viabilizar que os produtos ou insumos de uma determinada empresa sejam organizados, catalogados e distribuídos, de modo que o fluxo de informações e controle de estoque seja mais eficiente. Mas, essa é apenas uma das variáveis.

Ao pensar na distribuição de mercadorias, é preciso questionar a natureza de cada produto. São artigos comprados pela internet? São produtos agrícolas, alimentícios ou perecíveis? Ou trata-se de bens de serviços, eletro-eletrônicos ou tecnologia majoritariamente?

Como lidar com o transporte e manuseio de materiais químicos e combustíveis de forma segura? Quais são os trâmites para lidar com a importação e a exportação de produtos? Todos esses aspectos e mercados demandam serviços logísticos para eliminar a distância entre os fornecedores e consumidores.

Cada um desses segmentos interage e possui um fator em comum: a necessidade de ser mais eficiente.

A redução de custos e de desperdício

No cotidiano de diversas empresas, é preciso desenvolver serviços cada vez mais eficientes, porém, mantendo a qualidade e os preços acessíveis. É uma realidade no mercado que as empresas busquem por preços competitivos e não hesitam em contratar novos prestadores de serviço especializados no setor de logística.

Por outro lado, a margem de lucro também deve ser mantida para que o negócio seja capaz de se sustentar e gerar rentabilidade cada vez mais alta — o que impede a redução de preços e afeta o planejamento financeiro.

A solução para esse impasse é atuar para reduzir os custos operacionais. A primeira etapa é identificar as oportunidades de economia e evitar desperdícios. Em seguida, é desenvolver projetos de melhoria, e planejamento, treinamento de equipe e metodologia. Obtendo, assim, economia e aumento da produtividade.

Um planejamento logístico cuidadoso feito por empresas especializadas em logística como a MasterLog, promove a ampliação da infraestrutura, melhora o desempenho e cria estratégias capazes de expandir a sua participação no mercado.

Logística Integrada

Uma forma de impulsionar o crescimento organizacional é por meio da integração entre departamentos. É preciso incentivar o compartilhamento de informações, a criação de metas complementares e reduzir a burocracia.

Na gestão voltada para os processos, cada setor funciona isoladamente e mantém a própria rotina, focando apenas nas próprias atividades.

Porém, quando a logística é integrada, os setores poderão trabalhar juntos para garantir o cumprimento de objetivos, projetos e prazos estipulados. A logística aplicada à integração entre setores favorece o trabalho em equipe, de forma positiva e proativa.

A relação com clientes, fornecedores e parceiros também pode ser beneficiada com medidas que criam relacionamentos mais próximos e transparentes. Como resultado, toda a cadeia de suprimentos é favorecida e o trabalho torna-se mais eficiente e preciso.

Adequação Logística

No nicho de comercialização de produtos, podemos destacar dois aspectos a serem evitados. O primeiro é o dimensionamento incorreto da demanda, que se torna maior que a esperada. Nesse cenário, a falta de mercadorias disponíveis gera insatisfação nos clientes e a perda de negócios para os concorrentes.

No caso oposto o problema apresenta um desafio de natureza financeira. Quando há mais produtos à venda do que clientes interessados, o estoque fica parado nas prateleiras. Isso representa um investimento que não pode ser convertido em dinheiro e resulta em perdas. Uma das soluções é realizar promoções e oferecer descontos. Assim, não há garantias de que os resultados serão positivos.

Portanto, estimar a demanda deve ser uma tarefa conduzida com cuidado e precisão para atender as necessidades do mercado e planejar o abastecimento do estoque, garantindo os produtos ofertados a pronta-entrega.

Tudo isso com preços justos e atrativos, maior qualidade e prazos menores.

Essa é a competição diária que os empresários que atuam no setor enfrentam. Por isso, é preciso criar estratégias que assegurem o cumprimento desses fatores, desde o abastecimento até a distribuição da produção para os consumidores.

As empresas que se destacam nesses quesitos sãoaquelas capazes de se adaptar a novas demandas do mercado, reduzindo custos operacionais e garantindo a inovação em seus processos.

A importância da logística atual vai muito além da simples movimentação de mercadorias. Suas funções são fundamentais para a gestão eficaz de estoques, o desenvolvimento de serviços para suprir os requisitos de mercado e a satisfação dos clientes.

Agora você já conhece os fatores que tornam a logística tão importante para as empresas e para a economia como um todo. Por isso, está na hora de conhecer as soluções oferecidas pelo Grupo MasterLog. Fale agora com nossos consultores especialistas em logística.